quarta-feira, dezembro 13, 2006

coincidências

Os dias têm coisas assim, coisas destas, que fazem com que nascer e morrer sejam gestos de um mesmo acto, o primeiro e o último de um drama que, às vezes, tem uma parte apenas, uma única respiração, o acto de se nascer apenas, e que pode ser farsa ou não; e outras vezes tem cinco, cinco actos, como manda a regra das tragédias clássicas, é longo e demoramo-nos a percorrer toda a narrativa de que somos pacientes espectadores.
Não estou virado para a filosofia de pacotilha, mas acontece que, coincidência, no mesmo dia em que um português ilustre, Manoel de Oliveira, festejava os seus 98 anos de vida (nasceu em 1908, calcule-se), um chileno, Augusto Pinochet, morria vítima de complicações cardíacas, numa provecta idade, sim, mas sem que uma última marcação – para manter a terminologia teatral – se tivesse cumprido, e que consistia, precisamente, no seu julgamento à luz da lei dos homens.
É claro que os passados destes dois homens não são comparáveis, felizmente para o português, (que não é tão pouco passado, pelo contrário, porque também sendo passado – e tem passado (o passado é aquilo que mais nos enriquece, porque é memória) - é igualmente um presente cheio de força, vitalidade e luz.
Um dia destes, contaram-me jovens companheiros, na ante-estreia de um filme português de um outro realizador, («Viúva Rica Solteira Não Fica», assim se chama o filme) lá estava o Ansião realizador a testemunhar o momento. Porque estava amparado a uma bengala, e não fosse pensar-se o que não se devia, afiançou a todos que não precisava dela (bengala) para nada, mas que, como o joelho lhe estava a dar alguns problemas, ele entendia que o devia poupar o mais possível, para os muitos anos que ainda haverá de precisar dele.
Já o mesmo se não pode dizer de Pinochet.
O homem que matou Allende com a cumplicidade dos EUA, morreu sem que a justiça, como os americanos gostam de dizer, tenha cumprido o seu destino.
Ou a prova provada que a invocação da justiça, só dá jeito, em algumas circunstâncias.