sábado, dezembro 24, 2016

a peculiar estátua

Estava a passear-me pela cidade, coisa que, por preguiça entre outras razões, raramente faço, e fazia-o apenas porque tinha um compromisso agendado no centro, onde aliás raramente vou, e por isso não sei se está escuro depois do por do sol ou se tem iluminações de natal ou não, e deparei, no lugar onde outrora, estava uma escultura de gosto duvidoso, com um buraco no chão, rodeado de umas fitas plásticas às riscas vermelhas e brancas, elevadas do chão por uns finos ferros verticais. No preciso lugar onde conhecia, desde há uns anos, a estátua de dom joao peculiar. Essa mesma. A estátua era um tanto estranha. Mas há tantas estátuas estranhas. O bispo ou arcebispo, figura fundamental para que hoje haja portugal independente, (dizem que terá sido ele um dos principais, senão o principal conselheiro de dom afonso henriques, para que ele assumisse a rédeas da mudançaa que, depois de operada, tornaria possivel o reconhecimento papal da inependência nacional), era representado agarrado a um baáculo, normal para um bispo, mas que ostentava no seu cimo, um adorno muito semelhante a um pénis esmaecido, tímido, vencido pela vida.
Dom joão peculiar que foi, igualmente, o principal responsável pela independência da igreja brácara, razão pela qual foi excumungado três vezes pela santa sé foi, primeiro, premiado pela cidade com uma estátua no mínimo estranha, e agora apeado dela para ser substituído – li-o num artigo num jornal local saído no domingo passado - por uma estátua de frei bartolomeu dos mártires. Que curiosamente, foi expulso de braga à pedrada e se refugiou em viana do vastelo, consta, depois de tomar partido por filipe II de espanha, primeiro de portugal, contra a independência de portugal, por quem dom joão peculiar se bateu até à tripla excomunhão.
A estátua de dom joão, depois de estranhada, estava já entranhada na vida brácara e era local de romarias variegadas, fotografias coloridas, celebrações até pagãs, que me pareceram sempre ajustadas à peculariedade da estátua. Vinha gente de longe só para apreciar o báculo do senhor.
No sábado já não estava lá.
No mesmo jornal onde li as notícias da substituição, fiquei a saber que afinal, porque o pedestal da nova estátua é excessivamente pesado, e só pode ser colocado dpeois das obras fundamentais de sustentação no chão, só será colocada em finais de janeiro,
Quanto à estátua de dom joao peculiar e do seu peculiar báculo, foi retirada pela autarquia, está reservada em armazém para ser servida nalgum sitio ainda a considerar, se entretanto todos não nos esquecermos da sua singulariedade, o que é muito natural. Ou se não lhe tirarem da mão o adereço que lhe dá a pouca graça que tem.
Eu confesso que, não fora o báculo, e achava a estátua de dom joão peculiar, muito de menos para tão grandiosa personagem. Nem esteticamente lhe encontro qualquer singulariedade que a valorize. Mas se fosse a retirar do espaço público tudo aquilo que considero de menos, ficavamos com a ruas limpas e havia uns quantos/muitos negócios que não se teriam realizado. Ou será que o problema é mesmo o báculo?