segunda-feira, março 23, 2009

terceira idade: já cá estou

Pronto. Acabei de entrar na terceira idade, e bastou fazer 48 anos.
Eu sei que são muitos anos. Eu sei. É já muita idade. Mas escusavam de ma atirar, tão ostensivamente, à cara.
Um destes dias, antes de cumprir o doloroso quadragésimo oitavo aniversário, li, num blog, alguém que se referia a mim, classificando-me, em cena, no meu trabalho portanto, como sendo senhor de uma malandrice que só a vetusta idade proporciona. E os termos eram exactamente estes. Dias mais tarde, numa espécie de errata, a blogger em questão dizia que por acaso cruzara-se com a minha idade num sítio qualquer e verificara que, afinal, era mais velha do que eu, e que os meus cabelos brancos a enganaram. Se sofri com o primeiro post, ainda mais sofri no segundo. É que sendo mais novo do que a minha imagem deixa perceber, continuo a parecer muito mais velho. Bolas.
Esta semana, a prova derradeira. Numa ida ao cinema, fui presenteado, sem que tivesse aberto a boca, com um bilhete com desconto. Antes que perguntasse o que quer que seja, a senhora do guichet disse-me que se tinha enganado, e dera ordem de impressão de um bilhete com desconto. Se eu não me importava de entrar com ele, beneficiando assim, do desconto. Aceitei, mas foi um desconto sofrido, porra. Estava lá escarrapachado: terceira idade.
Valeu o filme. O ARGENTINO já chegou às salas de cinema nacionais e é imperdível. Não percebo nada de cinema, movo-me com combustíveis que não são, porventura, os de um normal apreciador da coisa. Este filme mexeu comigo. Não é bajulatório, não procura mitificar. É assim, apenas. E atenção, a interpretação de Benicio del Toro é magnífica. O tipo é mesmo bom.
Mas na minha cabeça, apesar de ter adorado o filme, continua presente a porra do desconto. Caramba. Sejam misericordiosos.