terça-feira, abril 08, 2008

sem espanto

O Benfica empatou com o Boavista e é o fim do mundo.
Que os resultados estão viciados, dizem uns. Que de antemão já se sabe quem vai ganhar e quem vai perder, dizem os mesmos… Que, estas coisas, resultados e afins, só após o apito final do de preto é que deveriam ser coisa pública, mas que pelos vistos não são, queixam-se outros. E que as coisas são assim, garantem uns espertos, há já muitos anos. Que só se fala disso agora, insistem, porque o Porto é campeão com não sei quantos pontos de avanço… Que é a inveja que os faz falar, rematam…
Enfim, à volta do futebol muita coisa gira, - gira de girar e não gira de bonita… entenda-se – de muito se fala, ou não fosse o jogo um fenómeno gerador de paixões.
Mas a discussão está instalada:
O governo dizia que o aeroporto era na Ota, e passado pouco tempo, depois de anos e anos de estudos variados que conduziram àquela conclusão, pressionado por forças políticas que em tempos disseram que sim, que depois disseram que não, que tornaram a defender o sim e, finalmente, porque choveu, concluíram que o não é que era, vem dar o dito pelo não dito e onde afinal jamais haveria aeroporto, ou ideia dele sequer, só se se fosse para lá de camelo, é precisamente lá, no meio da areia que ele se vai construir, isto se não se virar o bico ao prego…
Outra:
Que o TGV vai ser uma realidade daqui a não sei quanto tempo… Que é preciso uma ponte em Lisboa para fazer uma ligação entre as duas margens capaz de servir este matulão da velocidade… E o governo escolheu, depois de múltiplos estudos e reflexões, um sítio para a pontezinha…Mas pode ser que não se fique por ali, a pontezinha, pode sempre ser que o governo decida outra coisa, nunca fiando…
Mais uma:
Que o ministro da saúde ia fechar não sei quantos centros de atendimento, centros esses – ou pelo menos alguns – que a ministra da saúde – atenção ao género - resolve, afinal, não encerrar…
E outra:
A ministra da educação diz que as escolas portuguesas são seguras… O Procurador-Geral da República diz que tem conhecimento de 140 casos de miúdos, alunos, apanhados com armas de fogo nos recreios das ditas cujas escolas seguras…
Ou seja: as coisas são assim agora, mas podem ser assado amanhã.
Nada nos espanta. Nem um porco a andar de bicicleta, como dizia um afamado árbitro aqui há uns anos. Estamos vacinados.
Nada nos espanta, Nem um homem grávido.
Olha ali, na televisão. Aquilo é o quê? Um homem grávido??? O supremo teste. A barriga pode ser motivada por qualquer outra coisa… Uma doença… Papas de sarrabulho… Um problema da tiróide… Gases… Mas não, esta é uma barriga conhecida… É coisa de maternidade… Mas a cara é a de um homem, E o dorso é o de um homem… E não é que o tipo foi fazer uma ecografia em directo da TV e… chiça! está grávido? E estão a dizer que a criança vai chamar mãe é senhora babada que está ao lado do grávido, e pai ao tipo que a vai parir, isto é um suponhamos, porque por onde raio sairá o crianço?
Mas eu, graças à minha portugalidade, já não me espanto.