quarta-feira, julho 11, 2007

AXA tamente

Eu creio que terei lido mal. Ando com problemas de vistas, é o que é. Tenho de trocar as lentes, que isto está a ficar insuportável.
Imagine-se que, ontem – ou anteontem, já nem isso sou capaz de recordar com exactidão, ‘tão a ver? - lendo o jornal, (ou treslendo o jornal, que não pode ser de outra maneira), li (ou julguei ler) que o Sporting de Braga vai, ao abrigo de uma coisa chamada política do namimg, chamar ao estádio que, para o bem e para o mal, Souto Moura desenhou, estádio AXA. Mesmo não sendo pertença sua.
Eu nem sei o que é, nem quem é essa tal de AXA. Tem qualquer coisa a ver com seguros, e fico-me por aí. Nem me importo de não saber, convenhamos. Gosto da minha ignorância, não sei se me entendem. Pelo menos nalgumas matérias.
Mas voltemos à vaca fria, salvo seja.
Como já escrevi antes, não devo ter lido o que julguei ler. Pode lá ser.
Mas reparem o que eu imaginei ter lido:
Que o Estádio, oficialmente chama-se Estádio Municipal de Braga, mas popularmente designado por PEDREIRA, – por ter sido construído numa pedreira, acho eu… Foi preciso, por isso, partir muita pedra, custando muito mais do que o dinheiro que não havia para tamanha obra faraónica, tipo capricho da autarquia que queria ter a obra arquitectónica mais interessante de entre todas os que se fizeram em Portugal, – construído para o europeu de não se quando, aquele em que levámos na corneta da Grécia, e por duas vezes, não sei se se lembram… Ora, o tal Estádio, que depois de construído foi entregue à SAD do Sporting de Braga, é encargo da autarquia durante duas décadas, tendo que ser paga a obra, mais os juros dos empréstimos que a proporcionaram. A obra, como se sabe, custou os olhos da cara. Milhões de euros. Mas isso já disse… Perdoem, que eu não ando bem… Repito-me, leio o que quero, sei lá que mais... São coisas da idade… Adiante!
Perante tamanho investimento, o que é que é lógico que faça o proprietário da obra?, quer dizer, da casa? – isto é um suponhamos? Alugá-la? Ora, ora! Não, o lógico é emprestá-la e ficar, já agora, com as despesas da electricidade, da mulher a dias, da água, da manutenção, dos tratadores de relva, das despesas de condomínio, etc. E se o inquilino quiser alugar a casinha a alguém que aqui queira vir passar um fim-de-semana, os proveitos de tal aluguer, enricam o inquilino e não o proprietário. É um negócio curioso. Creio que é idêntico ao que a autarquia de Coimbra fez com a equipa local. Não é, por isso, coisa exclusiva de Braga, nem deste ou daquele partido – Coimbra é PSD.
Mas o que eu li, depois desta história toda (mas se calhar não li), é que, não satisfeito com estas vantagens, o Sporting de Braga vai passar a chamar ao estádio, AXA. E porque lhe vai chamar esta coisa tola, os tais senhores da AXA vão pagar ao Sporting de Braga não sei quantos euros todos os anos. E quem é que fica com os proveitos da operação económica? A SAD do Sporting de Braga. Não é a Câmara, que é a proprietária da obra. É o inquilino que não paga nada para estar ali.
Eu não li isto, de certeza. Ou se li, há aqui coisas que me escapam.
Lembra-me a pergunta que o pai rico, fez ao noivo pobre da sua filha: você casa com ela por amor ou por interesse? E ele respondeu que devia ser por amor, que não tinha interesse nenhum nela.
E neste casamento Câmara-sadBraga?