sábado, maio 26, 2007

Politicamente correcto

Acabei de ler um artigo de Umberto Eco sobre o politicamente correcto.
Historicamente, o politicamente correcto é um movimento com início nos anos 80 que, ( e cito Eco que por sua vez cita a wikipedia) se definia por alterações de linguagem que visavam obviar a descriminações injustas, encontrando substitutos eufemísticos para usos de linguagem relativos ás diferenças de raça, sexo, orientação sexual ou deficiências religião e opiniões politicas.
Foi assim que se passou a falar em afro- americanos em vez de negros ( que por sua vez já havia substituído pretos), invisual em vez de cego, etc.
Só que, como adverte Umberto Eco, o politicamente correcto está a ser utilizado cada vez mais em sentido politicamente incorrecto. Por outras palavras, e cito-o, houve um movimento de reforma linguística que deu origem a usos linguísticos desviantes.
Usos linguísticos que deturpam ou escamoteiam a realidade.
È assim que se passou a falar de economia de mercado em vez de capitalismo; globalização em vez de imperialismo; flexibilização do trabalho em vez de despedimentos sem regras etc.
Vem isto a propósito da notícia que li no telejornal (passava em letras no rodapé ) onde se afirmava “congelação das carreiras na função pública: o governo poupa 400 milhões de euros”.
Eu sei que, mesmo tratando-se do governo do Eng. Sócrates, (e por favor entendam que Eng. não é piada nenhuma) não há necessidade de ofender nem de utilizar expressões ofensivas.
Por isso é politicamente correcto dizer-se “ o governo poupa 400 milhões de euros” em vez de “o governo rouba 400 milhões de euros”.
A minha duvida é saber se esta alteração de linguagem è mesmo uma manifestação do politicamente correcto ou se não é já uma linguagem desviante.