quinta-feira, abril 26, 2007

O Papa

O Santo Padre Bento XVI está de parabéns.
Festejar o aniversário aos oitenta anos não é coisa de que qualquer um se possa gabar. Ainda por cima, sentado no cadeirão de S. Pedro, trabalhando portanto, e que trabalhão deve ser, por muito bem estofado que seja o assento.
Deve ter recebido, calculo, inúmeros cartões, cartas, telegramas, faxes, mail’s, sms’s, mms’s que, apesar da provecta idade, este deve ser um Papa das novas tecnologias.
O que Sua Santidade, talvez, não esperasse, em data tão especialmente festiva, era receber aquela cartita da Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados, insurgindo-se contra os excessos nada católicos do pároco de Santa Comba Dão.
António Rodrigues, o luso-padre protagonista e razão da missiva, é useiro e vezeiro em andar na esgalha com o seu Ford Fiesta 200 ST de 150 cavalos, gabando-se, em privado e publicamente, de atingir os 210 quilómetros nas estradas que ligam as várias paróquias em que presta serviço.
Ainda por cima, o padre advoga que a velocidade pode ser, também, um instrumento de evangelização, mormente no seio da juventude santacombadense e, por isso, caminho alcatroado para a fé. Convencido disso, acusa a missiva, amiúde, o pároco transporta grupos de jovens daqui para ali, e excita-os na fé da velocidade.
Em suma: aos 80 anos, o Papa tem, pela frente, um problema complicado para resolver.
A culpa de mais essa preocupação, a culpa de mais algum cabelo branco que pontifique na sua já esbranquiçada cabeleira é, sem dúvida, a da escassez de vocações. Houvesse mais seminaristas nos seminários, e mais padres seriam ordenados; Com mais padres no activo, melhor eles seriam distribuídos pelas dioceses e paróquias portuguesas; Com o território católico melhor coberto, menos eles tinham de andar numa lufa-lufa, de terra em terra, de capela em capela, a toda a brida, cumprindo horários apertados, arriscando, por via dessa pressa, pecados que, para além da velocidade experimentada, resultam logo depois, na imodéstia e na vã glória.
Parabéns ao Papa, e que trate com jeitinho o nosso santacombadense armado em Fitipaldi.
E porque é que será que o padre excêntrico, tinha logo de ser de Santa Comba Dão? Ele há cada coincidência.