Notas de Viagem VI
Para onde foram as dezenas, centenas de pilas, arrancadas à força de martelo, da estatuária exposta em Roma?
Uma visita, por muito rápida, ao Capitólio (ao Musei Capitolini, talvez seja melhor escrevê-lo assim; ou à «máquina de escrever» como o vulgo decidiu chamar-lhe, epíteto por que ainda hoje responde), denuncia a barbárie. De entre as centenas de peças patentes nas várias salas, poucas são as que, representando o género masculino, lograram salvar o símbolo da sua masculinidade. Talvez que Roma, em algum momento, tenha conhecido época mais tacanha, obscurantista, e tenham, então, vingado, como se fora palavra de ordem, as «decapitações» selváticas, cujos momentos cruciais ainda hoje se adivinham, até nos golpes vesgos que falharam o alvo por muito pouco, arrancando outros pedaços de pele pétrea. Em muitos casos, a barbárie conheceu gestos ainda mais disformes de brutalidade, que dispensaram a cirurgia do cinzel, afirmando-se apenas na fúria poderosa da maceta. A época, ou o gesto, ou o que quer que seja, testemunha-se não apenas lá, mas em muitos outros lugares, onde se preserva essa memória, na carne viva das estátuas que, ainda hoje, nos gritam esses horrores eunucos perante os olhos.
Uma visita, por muito rápida, ao Capitólio (ao Musei Capitolini, talvez seja melhor escrevê-lo assim; ou à «máquina de escrever» como o vulgo decidiu chamar-lhe, epíteto por que ainda hoje responde), denuncia a barbárie. De entre as centenas de peças patentes nas várias salas, poucas são as que, representando o género masculino, lograram salvar o símbolo da sua masculinidade. Talvez que Roma, em algum momento, tenha conhecido época mais tacanha, obscurantista, e tenham, então, vingado, como se fora palavra de ordem, as «decapitações» selváticas, cujos momentos cruciais ainda hoje se adivinham, até nos golpes vesgos que falharam o alvo por muito pouco, arrancando outros pedaços de pele pétrea. Em muitos casos, a barbárie conheceu gestos ainda mais disformes de brutalidade, que dispensaram a cirurgia do cinzel, afirmando-se apenas na fúria poderosa da maceta. A época, ou o gesto, ou o que quer que seja, testemunha-se não apenas lá, mas em muitos outros lugares, onde se preserva essa memória, na carne viva das estátuas que, ainda hoje, nos gritam esses horrores eunucos perante os olhos.
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