terça-feira, outubro 18, 2005

Notas de Viagem V (b)

(continuação)
De curioso, o facto de, em tempos, um Papa ter feito parte daquela estrutura familiar. Trata-se de Giovanni Batistta, conhecido nos meios religiosos e políticos por Papa Innocenzo X, de quem consta, aliás, um fabuloso retrato realizado pelo pintor espanhol Velásquez, e um busto moldado pela geniais mãos de Bernini. Mas estas são apenas algumas das valiosas jóias desta colecção. Poderia nomear, à laia de exemplo, uns quantos Caravaggios, entre as obras que constam, igualmente, do espólio.
Acontece que a irmã deste Papa, uma senhora chamada Olímpia Maidalchini, (ab)usou do facto de ser irmã do Papa, para multiplicar muitas vezes, a fortuna familiar já de si fabulosa. O escândalo parece ter sido tanto que o próprio Papa acabaria por bani-la da sua intimidade, ainda que, perto da morte, a tornasse a receber, de modo a que a fortuna papal não caísse em saco roto.
A voz auricolada do descendente desta senhora, a dado passo da visita, lembraria – com romana graça - que, apesar do reconhecido despotismo da dama, afortunadamente, como disse, era graças a ela que a sua família vivia tão bem, ainda hoje.