quinta-feira, outubro 27, 2005

eleições

“O Público” informava que a BBC tinha aberto uma urna virtual para a eleição do governo ideal. Com a participação de mais de 15000 eleitores o mais votado, consequentemente o chefe desse governo, foi Nelson Mandela. Deo Gracias!
Não sei é como um governo formado por personalidades tão díspares como, Noam Chomsky, Kofi Annan, Bill Gates e Richard Branson (Virgen) poderia governar. Mas como estamos no mundo virtual, tudo bem.
O que vim agora a saber (La aventura de la historia nº 83) é que a BBC já havia feito o mesmo para eleger o filósofo mais importante da história. Após “uma campanha eleitoral”, com o the Economist a apoiar Ludwig Wittgenstein e o the Guardien a torcer por Kant, 28% dos mais de 30000 eleitores deram a vitória folgada a …………….Karl Marx. Em 2º lugar, com 12,7% ficou David Hume.
Ou a filosofia não tem interesse jornalístico, ou o problema esteve no resultado. De qualquer forma, isto não o soube pelos nossos meios de comunicação.
Melhor será concluir, que a diferença entre liberdade de imprensa e imprensa livre é abissal até nestas pequenas coisas.