quinta-feira, junho 22, 2006

hoje é dia de Sto. Acácio

Às vezes é assim. Ainda o dia mal se levanta; ainda o dia gatinha estremunhado na rua, como um bêbado ainda não refeito da alcolémia de há horas; ainda a noite mal refeita do escuro tenta abrir os olhos estremunhados; ainda as mãos estremecem quando partem ao encontro da escova de dentes; e já a cabeça lateja sem razão aparente. Por isso se invoca Santo Acácio, pelo menos aqueles que sabem, e são crentes, que Santo Acácio é o santo das dores de cabeça.
De facto, as incómodas dores de cabeça que frequentemente nos incomodam – excepto se forem enxaquecas que, essas, só mesmo batendo com a cabeça nas paredes… mas isso são outros tratamentos – podem ter algum alívio se invocarmos Santo Acácio.
Acácio era um oficial romano que se encontrava entre um grupo de dez mil homens, todos convertidos em massa ao cristianismo. Este grupo foi, depois, todo crucificado no Monte Arafat, não sei porquê. Talvez em represália pela conversão.
O valor militar de Santo Acácio foi um exemplo para os Cruzados, que por vezes também o invocavam em emergências médicas. Acácio foi crucificado, à imagem e semelhança daquele a quem decidiu seguir, com uma coroa de espinhos na cabeça e, por isso, se tornou especialmente importante para todos aqueles que sofrem deste mal – dores de cabeça.
Que Santo Acácio nos acuda neste verão, quando o sol nos magoar as meninges e corrermos desesperados em seu auxílio.