segunda-feira, janeiro 23, 2006

cu-incidências

Num dos livros de Woddy Allen, (nem sei em qual), num dado momento, à laia de testemunho, uma personagem (um escritor) declara perdão a um seu inimigo figadal (um crítico). Que sim, que era verdade que ele lhe tinha feito muito mal, que tinha escrito coisas horríveis a seu respeito e a respeito de algumas das suas mais belas obras literárias, que tinha destruído algumas das suas maiores expectativas em relação a este ou àquele romance, que lhe tinha dado cabo da vida particular-familiar, uma coisa que o escritor articulava mal com a sua vida profissional. Mais ou menos a meio do testemunho, num rebate de consciência, o escritor apiedava-se do crítico que, coitado, não tinha outro remédio senão agir assim, que aquela era a sua vida, que tinha de escrever sobre o trabalho das outras pessoas, emitir opinião, e que, no fundo, até ele (o escrtitor), depois de lidas as suas críticas, concluía que, lá no fundo, ele tinha toneladas de razão: afinal, os romances publicados não eram tão bons quanto ele tinha desejado, que as espectativas estavam muito para além da real valia das obras, etc etc.
Mais ou menos como José Sócrates, em relação a Manuel Alegre, depois de perdidas as últimas eleições presidênciais à primeira volta, para Cavaco Silva. Que o povo tinha escolhido, disse o primeiro-ministro e secretário-geral do PS, que com estas eleições se encerrava um capítulo eleitoral, que finalmente ia ter três anos e meio de sossego (não o disse, mas eu subentendi-o), e que não ia convocar um congresso partidário para fazer caça às bruxas.
Na peça literária de Woddy Allen, o escritor terminava dizendo que (mesmo percebendo muito bem a dificuldade do trabalho do crítico e a putativa verdade das opiniões técnicas consideradas) aquando dos bombardeamentos alemães, ele pelo sim pelo não, apontou um holofote à casa do crítico.
Também Sócrates, por via das dúvidas, e porque a vingança ressaibiada deve servir-se fria, falou por cima do candidato-poeta, obrigando as televisões a fazerem opção, escolhendo-o a ele, e relegando o candidato vencedor entre os vencidos, ao quase total silêncio.
O PS diz que foi uma ínfeliz coincidência.
Coincidência?
Não! Nem as muletas.