quarta-feira, novembro 09, 2005

paris será toujours paris? (2 vermelho)

Parece que muitas das mais e mil e duzentas detenções efectuadas pela polícia francesa, são jovens delinquentes (como lhes chama o primeiro-ministro francês) com idades compreendidas entre os dez e os treze anos.
Impressionante!
A situação está de tal modo descontrolada que, a breve trecho, pode pensar-se no envio do exército para a rua, de forma a liquidar qualquer hipótese de manifestação hostil ao negligente estado francês. E nesse sentido, as autarquias estão já autorizadas a decretar o «recolher obrigatório» para menores de dezoito anos, como forma dissuasora de qualquer putativa reunião dos «pequenos delinquentes» e posterior manifestação pública organizada e desordeira.
No desespero da situação que se vive, não percebeu o governo francês que o apelo à polícia (e, por via dela, à força) funciona como improvisado penso que se coloca sobre a ferida, com o objectivo primário de estancar o sangramento, mas de quem se sabe que depressa empapará e por essa saturação, restará imprestável. É certo que outro penso ou ligadura o substituirá até que se esgote a gaze, a tintura de iodo, as sulfamidas, sempre na esperança de que o sangue escorra até à derradeira gota ou, cansado de correr, solidifique nas fronteiras da ferida e, em crosta, seja barragem onde se cerram as comportas. Não significa isso, porém, que pequenas roturas não continuem a acontecer um pouco por todo o corpo social francês, e que a doença alastre como uma espécie de pandemia, e experimente a globalização. E isso, sem dúvida, acabará por acontecer.
Assim, é fundamental que se experimente um outro tratamento. Que se invente e se use um antibiótico social que ajude a corrigir os desequilíbrios e que vitamine, de humanidade e compaixão, a política ultra-liberal praticada.
Mas não creio que não se possa pedir ao torcionário, o desespero (e a coragem) que sobram ao oprimido. Porque não se pode, creio, ser água e turbina ao mesmo tempo.

1 Comments:

Blogger Nic said...

sem duvida, que ha um problema grave de injustica na sociedade francesa, eu ate' diria nas sociedades em geral...
esta' mau, nao deveria ser assim, mas infelizmente, injusticas sociais sempre existiram e existem bem mais graves do que estas em Franca (que continuo a condenar). Infelizmente e' assim a natureza humana e infelizmente e' utopico uma sociedade 100% equilibrada e justa. Nao ha pais nenhum, hoje ou no passado que se possa dizer que tem uma sociedade justa, onde todos teem as mesmas oportunidades, Se o disser esta' a ser hipocrita.
Concordamos todos que esta realidade e' muito triste, pois todos nos gostariamos de ver toda a humanidade feliz e satisfeita.

Uma vez que sabemos que nao ha governo nenhum que podera' resolver o problema da desigualdade a 100%, devemos tambem olhar para nos mesmos e ver aquilo que nos mesmos poderemos fazer e nao ficar apenas 'a espera que os estados socialistas tomem conta de nos.

nesta situacao para alem do individuo ser victima de xenofobia e abuso e negligencia do estado nao sera' ele tambem victima da sua apatia perante a vida?

8:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home