domingo, novembro 06, 2005

paris será toujours paris? (1 azul)

A guerrilha urbana dos arredores de Paris, e que chegou esta noite ao centro da capital, dá que pensar. E quem ache que estes são apenas flashes de uns quantos retratos de uma sociedade que se constipou - como preconiza o idiota ministro francês da defesa, argumentando que se trata de escumalha - está redondamente enganado. Poder-se-à pensar que esta explosão social, esta espécie de vulcão urbano, depressa se extinguirá, logo que sejam restabelecidos os níveis de indignação comportáveis pela panela de pressão a que devem estar circunscritos. Mas se nada se fizer, depois destes, outros se seguirão. Noutros sítios. Com outras magnitudes. Não se pode esperar que homens e mulheres privados de humanidade, se acantonem voluntariamente num qualquer guetho onde o trato humano foi banido a sangue frio como dente sem préstimo, sorriam como se nada fosse. Não se pode pensar que prédios sobrelotados, autenticas ilhas de fome, sejam a casa de quem quer que seja.
Claro que, nas condições descritas pelos media, o verniz que ainda havia, estalou, e o magma reprimido escorre agora no alcatrão francês.
Como aconteceu anteriormente noutros locais; como continuará, certamente, a acontecer.

1 Comments:

Blogger Nic said...

concordando com o conteudo do post em geral... eu pergunto-me no entanto, se nao fosse eu a lutar pela minha vida, ir 'a procura das oportunidades, trabalhar e estudar para atingir os meus objectivos, se haveria algum governo que a resolvesse por mim... nem que eu queimasse os carros todos la' do bairro?!

8:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home