segunda-feira, março 27, 2006


Bolas, estou com a minha consciência abatida.
Pediram-me há uns dias que assinasse (o que fiz imediatamente) e divulgasse (o que não fiz e daí os problemas denunciados) um abaixo-assinado que chamava a atenção para a hipótese de dupla delapidação de algum do património nacional: patrimonial, pois, mas também da memória política e da resistência anti-fascista.
Não resolvo esta minha questão íntima, mas aqui fica um texto que encontrei ontem na net, que copiei e agora colo aqui.

***

Venho dar-vos a conhecer o Movimento Cívico NÃO APAGUEM A MEMÓRIA! que um grupo de cidadãos indignados, decidiu fundar e dinamizar com vista a combater o crescente e sistemático apagamento da Memória da/na nossa História Contemporânea.
Convido-vos, primeiro, a visitarem o site da imobiliária que negoceia o condomínio de luxo que está a ser construído por entre as paredes da sede da PIDE, ali ao Chiado, na Rua António Maria Cardoso. Chamam-lhe eufemisticamente o «Paço do Duque». E contam a sua História. Uma História aristocrata que termina, imaginem, em 1640!
Entrem no site: Paço do Duque e digam de vossa justiça.
Deixo-vos agora o Manifesto do movimento cívico NÃO APAGUEM A MEMÓRIA! Apresentado publicamente no dia 12 de Novembro passado.Através dele, lançámos uma campanha de recolha de assinaturas para levar aos órgãos institucionais.
APELO À VOSSA PARTICIPAÇÃO.SUBSCREVAM ! ADIRAM ! DIVULGUEM !